No passado dia 22 Setembro de 2008, a turma G do 12º ano do curso Tecnológico de Desporto, da Escola Secundária de Santo André, realizou um passeio de bicicleta, no Barreiro, para comemorar o “Dia Europeu Sem Carros”.
O Barreiro é uma cidade com muito poucas ciclovias e torna-se complicado circular de bicicleta com segurança. Durante todo o nosso percurso passamos por apenas duas ciclovias o que é muito pouco, tendo em conta o tamanho da cidade do Barreiro. Mas este problema não se passa só no Barreiro, mas sim na maior parte de todas as cidades de Portugal. Portugal nesse aspecto ainda está um pouco atrasado em relação a países como: Holanda, França e muitos outros; pois estão cheias de ciclovias, o que possibilita dar a volta a esses países de bicilcleta.
Todos temos conhecimento dos graves problemas globais pelo qual estamos a passar e cada vez se agrava mais, abertura do buraco do Ozono, aquecimento global etc, que é provocado por várias fontes de poluição e o carro é um dos principais “culpados” desse grave problema. Por isso muitos países ja adoptaram a ideia das ciclovias e Portugal devia fazer o mesmo. Todos temos que contribuir por um Mundo melhor, por um “Lar” melhor.