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Na quarta-feira do dia 08 de Outubro de 2008, a turma do 12ºG da Escola Secundária de Santo André, que frequenta o curso Tecnológico de Desporto, acompanhado pelo o professor da disciplina P.D.D., António Neves dirigiu-se pelas 11h15m ao Parque da Cidade para ter uma aula de escalada.
Em 1º lugar o professor ordenou que os alunos exercitassem a escalada numas placas de dimensão reduzida para eles saberem colocar as mãos e os pés de forma segura e que aplicássemos o conceito que nos dissera anteriormente que se chama-se ‘os três apoios’. Este reside em ter sempre dois membros superiores e um membro inferior ou vice-versa apoiados nos apoios existentes na parede de escalada.
Depois, quando já todos tinham passado pelas placas o professor reuniu a turma para dizer qual o melhor material utilizado neste tipo de actividade. O material foi: arnês, mosquetões com segurança, cordas dinâmicas, expressos, plaquetas e o capacete. O professor e um seu conhecido iniciaram a escalada, sendo o professor o escalador e o seu conhecido estava a dar segurança a ele. O professor instalou os expressos nas plaquetas e a corda até ao fim da parede de escalada, pois esta escalada dá pelo nome de ‘Top Rope’.
Depois de varias indicações para fazer a actividade em segurança e para não existir acidentes de maiores os alunos lá começaram uns a escalar, outros a fazerem segurança aos que escalavam e ainda outros a supervisionarem os que estavam a fazer a segurança e se o equipamentos de segurança estava bem posto nomeadamente o capacete e o arnês.
Quando todos fizeram a actividade verificou-se e arrumou-se todo o material. O professor ainda nos ensinou como se arrumava as cordas tendo estas tendo um ‘tratamento peculiar’.
A minha opinião da actividade foi positiva, pois a turma organizou-se e distribuiu-se pelos ‘postos de trabalho’ sem grande alarido. Eu gostei muito porque foi a primeira vez que eu tive oportunidade de experimentar fazer escalada.
Em 1º lugar o professor ordenou que os alunos exercitassem a escalada numas placas de dimensão reduzida para eles saberem colocar as mãos e os pés de forma segura e que aplicássemos o conceito que nos dissera anteriormente que se chama-se ‘os três apoios’. Este reside em ter sempre dois membros superiores e um membro inferior ou vice-versa apoiados nos apoios existentes na parede de escalada.
Depois, quando já todos tinham passado pelas placas o professor reuniu a turma para dizer qual o melhor material utilizado neste tipo de actividade. O material foi: arnês, mosquetões com segurança, cordas dinâmicas, expressos, plaquetas e o capacete. O professor e um seu conhecido iniciaram a escalada, sendo o professor o escalador e o seu conhecido estava a dar segurança a ele. O professor instalou os expressos nas plaquetas e a corda até ao fim da parede de escalada, pois esta escalada dá pelo nome de ‘Top Rope’.
Depois de varias indicações para fazer a actividade em segurança e para não existir acidentes de maiores os alunos lá começaram uns a escalar, outros a fazerem segurança aos que escalavam e ainda outros a supervisionarem os que estavam a fazer a segurança e se o equipamentos de segurança estava bem posto nomeadamente o capacete e o arnês.
Quando todos fizeram a actividade verificou-se e arrumou-se todo o material. O professor ainda nos ensinou como se arrumava as cordas tendo estas tendo um ‘tratamento peculiar’.
A minha opinião da actividade foi positiva, pois a turma organizou-se e distribuiu-se pelos ‘postos de trabalho’ sem grande alarido. Eu gostei muito porque foi a primeira vez que eu tive oportunidade de experimentar fazer escalada.