No passado dia 8 de Outubro de 08, a turma G, do 12º ano, do curso tecnológico de desporto, realizou no parque da cidade, uma actividade de escalada, com cerca de 120 minutos de duração, no âmbito da disciplina de PDD.
Dado que um dos conteúdos programáticos deste ano lectivo é a organização de actividades, recebemos inicialmente uma palestra relacionada com as condições de segurança, os vários tipos de escalada e alguns conselhos aplicáveis no contexto da dinamização desportiva.
Depois da introdução teórica, realizamos um exercício em estilo de aquecimento, que consistiu na progressão do muro, lateralmente, numa via baixa. Posteriormente, o professor salientou mais uma vez a importância da segurança, explicando a técnica dos 4 passos. Embora já tivéssemos falado desta técnica, continuaram-se a cometer alguns erros, que sem o devido acompanhamento do professor, poderiam ter conduzido a graves consequências, o que evidencia alguma irresponsabilidade por parte dos alunos.
Nesta actividade tivemos também a oportunidade de conhecer novos materiais, como os expressos e as plaquetas, que são essenciais para a abertura da via, embora também funcionem como uma dupla segurança. Para alem destes materiais, foram também utilizados mosquetões, arneses, capacetes, “oitos” e duas cordas dinâmicas, que têm uma função de amortecimento, essencial para evitar problemas ligados à coluna vertebral.
Embora existam vários tipos de escalada, nesta actividade, realizámos a escalada em “top-rope”, em português, corda em cima. Trata-se do processo de escalada em que a corda que dá segurança ao escalador, é presa acima do usuário. A outra ponta da corda é utilizada pelo indivíduo que dá segurança.
A actividade terminou com a arrumação do material, momento no qual os alunos tiveram a oportunidade de aprender a técnica indicada para dobragem da corda. Seguido isto, o professor deu uma pequena palestra sobre o futuro dos alunos enquanto dinamizadores. A actividade terminou realmente, por volta das 13h15, momento em que a turma chegou à escola.
Na minha opinião, este tipo de actividades são sempre bem vindas, visto que nos permitem adquirir novos conhecimentos e contactar com novas experiências. Penso que a atitude da turma tem vindo a melhorar, embora ainda se constate alguma falta de interesse em relação à aprendizagem. Podemos considerar positivo o balanço final desta actividade.
Dado que um dos conteúdos programáticos deste ano lectivo é a organização de actividades, recebemos inicialmente uma palestra relacionada com as condições de segurança, os vários tipos de escalada e alguns conselhos aplicáveis no contexto da dinamização desportiva.
Depois da introdução teórica, realizamos um exercício em estilo de aquecimento, que consistiu na progressão do muro, lateralmente, numa via baixa. Posteriormente, o professor salientou mais uma vez a importância da segurança, explicando a técnica dos 4 passos. Embora já tivéssemos falado desta técnica, continuaram-se a cometer alguns erros, que sem o devido acompanhamento do professor, poderiam ter conduzido a graves consequências, o que evidencia alguma irresponsabilidade por parte dos alunos.
Nesta actividade tivemos também a oportunidade de conhecer novos materiais, como os expressos e as plaquetas, que são essenciais para a abertura da via, embora também funcionem como uma dupla segurança. Para alem destes materiais, foram também utilizados mosquetões, arneses, capacetes, “oitos” e duas cordas dinâmicas, que têm uma função de amortecimento, essencial para evitar problemas ligados à coluna vertebral.
Embora existam vários tipos de escalada, nesta actividade, realizámos a escalada em “top-rope”, em português, corda em cima. Trata-se do processo de escalada em que a corda que dá segurança ao escalador, é presa acima do usuário. A outra ponta da corda é utilizada pelo indivíduo que dá segurança.
A actividade terminou com a arrumação do material, momento no qual os alunos tiveram a oportunidade de aprender a técnica indicada para dobragem da corda. Seguido isto, o professor deu uma pequena palestra sobre o futuro dos alunos enquanto dinamizadores. A actividade terminou realmente, por volta das 13h15, momento em que a turma chegou à escola.
Na minha opinião, este tipo de actividades são sempre bem vindas, visto que nos permitem adquirir novos conhecimentos e contactar com novas experiências. Penso que a atitude da turma tem vindo a melhorar, embora ainda se constate alguma falta de interesse em relação à aprendizagem. Podemos considerar positivo o balanço final desta actividade.