segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Relatório Dia Europeu sem carros


Relatório Dia Europeu sem carros

Hoje, segunda-feira, dia 22 de Setembro de 2008, a turma G do 12ªano do curso tecnológico de desporto da Escola Secundária de Santo André comemorou o dia europeu sem carros, efectuando um percurso de bicicleta pela cidade do Barreiro.

Esta actividade realizou-se para se ajudar na redução das emissões de CO2 libertadas pelos escapes de combustível dos automóveis, podendo assim incentivar também os restantes cidadãos da cidade do Barreiro a fazer o mesmo. Para recordar o momento a turma tirou algumas fotografias aos vários elementos do grupo, passando por diferentes zonas da cidade.

Quanto á facilidade com que se anda num velocípede nas vias públicas desta cidade, é um problema que está longe de estar resolvido. Ainda existem poucas ciclo vias na cidade e são bastante curtas, o que causa grandes dificuldades quando se quer circular por outras zonas da cidade, pois o trânsito automóvel não está a permitir grande liberdade na condução de veículos sem motor. Dando exemplos de cidades como o Montijo ou a Moita, que são cidades que têm grande número de parques e ciclo vias para se poder andar de bicicleta, patins ou outro tipo de veículo sem motor, o Barreiro fica muito atrás na expectativa, sendo ainda muito pobre nisso.

Apesar de tudo, os cidadãos do Barreiro não parecem ter tido grande interesse em fazer algo para poderem ajudar o ambiente neste dia, pois continuou-se a ver grande número de carros a circular pelas ruas da cidade e um número baixo de pessoas, que se torna insignificante nesta situação, a optar por usar um velocípede ou mesmo o próprio pé para se poder deslocar.