segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Relatório (Ciclo-Passeio)

No passado dia 22 de Setembro de 08, a turma G do 12º ano do curso tecnológico de desporto, realizou um ciclo passeio, no âmbito do dia europeu sem carros.
O passeio teve entre vários objectivos, alertar a população estudantil quanto ao problema ambiental do aquecimento global e sensibilizar os alunos, de modo a que estes adiram á utilização da bicicleta como meio de transporte diário. Para alem dos objectivos ambientais o passeio teve também uma componente formativa e avaliativa.
Formativa, visto que permitiu aos alunos adquirir os conhecimentos básicos da circulação em bicicletas.
Avaliativa, devido ao facto de um dos grandes propósitos deste passeio ter sido a avaliação das condições de circulação dentro do município.

O percurso iniciou-se na Escola Secundária de Santo André e atravessou cerca de quatro freguesias, Santo André, Alto-Seixalinho, Barreiro e Verderena. Os alunos puderam constatar a dificuldade e a falta de segurança existente na circulação em bicicleta no município, tendo esta, origem, na minha opinião, á quase inexistência de bermas nas estradas. Outro dos principais enfoques da turma, foram as duas ciclo vias recentemente construídas no concelho, uma situada na Av. do Parque da cidade, e outra na zona ribeirinha, integrada no projecto polis. Embora tenhamos de reconhecer que estas duas obras sejam extremamente importantes do ponto de vista estético-estrutural e ambiental, é também facilmente perceptível, que estas, deixam muito a desejar do ponto de vista da utilidade, e este problema, deve-se, na minha opinião, á pouca extensão das obras, e á inexistência de outras ligações semelhantes, que permitam a deslocação da população ás áreas de trabalho e de serviços.

Podemos concluir, dizendo que no geral, foi um passeio positivo visto que nos fez reflectir sobre assuntos importantes ligados ao meio ambiente e também porque permitiu por em causa a ideia de utilizar a bicicleta como meio de transporte, ideia que para muitos era absurda até ao momento. Fica também a ideia de que falta fazer muito no concelho, para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte.


Ver ampliado